O Marketing CERTO
- Michael São Lázaro
- 8 de mai. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de jun. de 2019

Hate it or love it, o Marketing continua (e continuará!) a ser a força motora de pequenos ou de grandes negócios.
Mas o Marketing, regra geral, está longe de ser realmente compreendido – aliás, está cada vez mais difícil de compreender ou dominar, sobretudo para quem é empreendedor ou pequeno empresário, proprietário ou responsável de uma micro e/ou pequena empresa.
E são precisamente estes que precisam de perceber, mais e melhor, sobre Marketing.
Aliás, sobre o Marketing CERTO para o seu negócio.
Sim, hoje há muita informação sobre Marketing, sobretudo desde que o Marketing Digital se tornou tão popular (e rentável!).
Sim, hoje há muito mais ferramentas e canais de Marketing, muito mais acessíveis do que os poucos que existiam há 20 ou 30 anos.
Mas isso apenas fez com que muitos se intitulem “experts”, por saberem um truque ou dois...
Mais: isso fez com que estes empreendedores e pequenos empresários se achem eles próprios capazes de fazer o Marketing do seu negócio...e o perigo é esse.
A forma mais fácil de aprender seja o que for, é estudando como outros o fizeram. Certo!? Talvez não...
Sabes onde é que o empreendedor e pequeno empresário vão aprender sobre Marketing!?
Com os grandes players.
“Michael, e o quê que isso tem de errado!?”
O que têm de errado é que não é o Marketing CERTO para a sua realidade.
Um empreendedor não tem recursos para fazer o mesmo Marketing que estes grandes players - não tem conhecimento, não tem pessoas, não tem dinheiro, muito menos tem tempo!
E acaba por desperdiçar os poucos recursos que tem em coisas que não consegue fazer com a qualidade que precisa, com a quantidade que precisa ou sequer com o alcance que precisa.
E, inevitávelmente, o negócio morre.
“Então, o que devemos fazer?”
Primeiro que tudo, é ter sempre presente esta palavra: VENDAS.
Esta é A UNICA COISA que um pequeno negócio precisa.
Sim, todos os negócios, pequenos ou grandes precisam de Vendas. Mas há negócios que aguentam uma quebra nas suas Vendas. Um micro ou pequeno negócio não.
Sem vendas, acabou.
Então o Marketing CERTO para um micro ou pequeno negócio é aquele que gera VENDAS IMEDIATAS.
Poderiamos pensar que é isso que estes pequenos e médios negócios fazem actualmente... Mas não é!
Há dois tipos de Marketing que estes micro e pequenos fazem e que não deviam fazer:
1) Branding, que é basicamente tornar a sua marca, o seu produto ou o seu serviço familiares para o potencial cliente, é criar awareness.
Por si só, isto não traz Vendas. Trará a um grande player, porque na altura da tomada de decisão do cliente, os grandes players conseguem estar ali, "in your face”: estão nas prateleiras das grandes superfícies, têm lojas em todo o lado, estão nos primeiros lugares das pesquisas do Google, têm apps, têm mega (e longas!) campanhas publicitárias, e por ai fora.
Tudo isto custa um ABSURDO de dinheiro, que o empreendedor ou pequeno empresário não têm.
2) Marketing de Conteúdo, que consiste basicamente em entregar informação de valor ao cliente sobre o seu mercado e sobre o seu produto.
O grande objectivo, obviamente que entre outros, é estabelecer os critérios de compra do cliente ou do mercado a seu favor.
Excelente, é muito inteligente! Só que tem algumas armadilhas...
Criar conteúdo suficiente para ganhar esse posicionamento capaz de condicionar os critérios de compra do mercado pode demorar MUUUUUUITO tempo, e...
Das duas uma: ou se encontram formas de se ir vendendo enquanto se faz este trabalho, ou o negócio tem que ter recursos para sobreviver sem vendas durante um período considerável.
Outra armadilha é que à medida que o empreendedor se vai habituando a criar conteúdo, vai perdendo o foco no que realmente importa: VENDER.
Vai estar mais focado na qualidade do conteúdo, na frequência do conteúdo, nos meios de difusão do mesmo, na formatação... E lá se vai o foco nas Vendas.
Tempo, foco e energia são recursos ESCASSOS, e se o empreendedor os investe numa coisa, deixa de investir em outra.
“Michael, é possivel focarmo-nos a 100% nos dois...”
Não. Não é.
Este é um jogo de soma zero. Se queres colocar parte dos teus recursos num lado, vais ter que retirá-los de outro – SEMPRE.
MARKETING QUE VENDE
Todo o Marketing que não gere vendas directas, que se consiga dizer com clareza “este investimento custou-nos X, e trouxe-nos X2 de retorno", é para esquecer – ou, na melhor das hipóteses, para reduzir os seu custos ao mínimo possível.
Flyers promocionais, capas com logotipos, canetas com impressão publicitária, anúncios de Likes, e por ai fora... NOOOP!
Primeiro, faz-se VENDAS, e só depois, com o dinheiro dessas, é que faz este tipo de investimentos.
Mesmo depois das primeiras vendas, este tipo de Marketing só se deve fazer na prespectiva de que este irá trazer Vendas de forma DIRECTA – na “pior" das hipóteses, na perspectiva de trazer Leads (ou contactos) que gerem Vendas.
Por exemplo: se a empresa vai ter flyers, que sejam flyers de angariação de contactos, em vez de flyers de “caixote do lixo” - daqueles que se dá na esperança de que alguma alma caridosa os leia, mas que acabam sempre no lixo.
Outro exemplo: se a empresa vai investir num anuncio no Facebook, que seja para captação de Leads (contactos de potenciais clientes), ou anúncios de Vendas de produtos ou serviços.
“Mas Michael, o meu produto não se vende assim, com um anuncio no Facebook...”
Boa!
É precisamente por isso que precisas de saber como é que micro e pequenas empresas fazem ou fizeram para gerar as primeiras vendas – saber se criaram produtos com preço mais baixos para fazer entrar os clientes num Funil de Vendas, se criaram uma estratégia de captação de leads para depois fazer a venda por email ou por telefone mesmo, se criaram promoções (e quais), e por ai fora.
Por isso é que o Marketing que os grandes players fazem, normalmente, não é o indicado para os beginners. É torrar dinheiro, literalmente.
Marketing que gere VENDAS de forma directa, SEMPRE.
Os mais “entendidos” estarão a perguntar-se se estou a falar de Marketing Directo!...
Poderia estar, sim! Mas não necessáriamente.
Bolo de Chocolate Divino, encomende agora!”. Não é necessariamente Marketing Directo, mas gera vendas directas e imediatas.Eu estou a falar, por exemplo e de forma muito básica, de qualquer Facebook Ad ao estilo “
A chave é que o empreendedor ou pequeno empresário, proprietário ou responsável de uma micro e/ou pequena empresa se pergunte, antes de qualquer decisão:
"ISTO TRARÁ VENDAS DE FORMA DIRECTA?"
Se a resposta for diferente de um inequívoco SIM, independentemente de qual for a outra resposta, é sinal que deve optar por fazer outra coisa cuja resposta seja SIM.
Boas Vendas,
Michael
LET'S GOOO!!!